GRANDES FILÓSOFOS: DEMÓCRITO
Demócrito (460 - 371 a.C.) foi um dos primeiros filósofos a acertar ao propor a existência do átomo, muito antes de qualquer comprovação científica. Ele acreditava que todas as coisas surgem da união de elementos e desaparecem quando esses elementos se separam. Esses elementos fundamentais são os átomos, partículas invisíveis por serem extremamente pequenas. O termo "átomo" vem do grego e significa "indivisível", pois, segundo Demócrito, se os átomos pudessem ser divididos infinitamente, acabariam se dissolvendo no vazio.
Os átomos, segundo ele, são indestrutíveis, imutáveis e não foram criados. Eles são todos iguais em essência, mas se diferenciam pela forma, posição e organização. Essas características permitem uma infinita variedade de combinações, assim como as letras do alfabeto podem formar inúmeras palavras e frases.
Demócrito também afirmou que os átomos possuem propriedades como movimento, número, dureza e forma. No entanto, qualidades como cor, sabor, odor, calor e frio não fazem parte dos átomos em si; essas sensações são geradas pelas combinações atômicas que interagem com nossos sentidos.
Ele acreditava que os átomos estão em constante movimento, chocando-se e ricocheteando uns nos outros. Esse movimento gera a criação, transformação e destruição de todas as coisas. Segundo Demócrito, os átomos mais pesados tendem a ocupar o centro, enquanto os mais leves se deslocam para a periferia. Esse processo dinâmico seria responsável pela formação de infinitos mundos que surgem e desaparecem continuamente.
Para Demócrito, o conhecimento humano também está relacionado aos átomos. As sensações que experimentamos são provocadas pelo contato dos átomos com nosso corpo. No entanto, ele reconhecia que nosso conhecimento é limitado e varia de pessoa para pessoa, dependendo das circunstâncias. Apesar disso, Demócrito acreditava que o uso da razão nos ajudaria a distinguir entre aparência e realidade, permitindo um entendimento mais profundo do mundo.
Em resumo, Demócrito foi visionário ao propor a existência dos átomos como os blocos fundamentais da matéria e ao descrever suas propriedades e movimentos de forma tão avançada para sua época. Seu pensamento influenciou profundamente o desenvolvimento da ciência e da filosofia ao longo dos séculos.
Atribui-se a Demócrito as seguintes frases:
- Tudo que existe no universo é fruto do acaso e da necessidade.
- O homem é um pequeno mundo.
- Nada existe além de átomos e do vazio.
Fontes confiáveis e científicas:
História da Filosofia em um Único Volume COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia: História e Grandes Temas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016
Related Posts

REDES SOCIAIS
blog tags
COMPRE AGORA
ATIVIDADES BNCC
Materiais pedagógicos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular para potencializar o aprendizado dos seus alunos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário