DO MERCANTILISMO AO CAPITALISMO: UMA GRANDE MUDANÇA NA FORMA DE VIVER E PRODUZIR.
(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.
Você sabia que a maneira como compramos, vendemos e usamos o dinheiro nem sempre foi como hoje? Ao longo da História, a economia passou por grandes transformações. Uma das mais importantes foi a passagem do mercantilismo para o capitalismo.
No período mercantilista, que aconteceu principalmente entre os séculos XV e XVIII, os países europeus acreditavam que quanto mais ouro e prata acumulassem, mais ricos seriam. Por isso, os reis controlavam o comércio, cobravam muitos impostos e exploravam colônias para retirar riquezas naturais. O comércio era muito controlado pelo Estado, e nem todos podiam negociar livremente.
Com o tempo, surgiram mudanças importantes. O crescimento das cidades, das fábricas e das máquinas, principalmente com a Revolução Industrial, deu início ao capitalismo. Nesse novo sistema, o mais importante passou a ser o lucro, a produção em grande quantidade e a liberdade de comércio. As empresas e os empresários ganharam mais espaço, e o Estado passou a interferir menos na economia.
Essa mudança trouxe consequências importantes para a sociedade: surgiram novas profissões, aumentou a produção de bens, mas também apareceram problemas como a desigualdade social e más condições de trabalho em algumas épocas.
Analisar essa transição nos ajuda a entender melhor como o mundo funciona hoje, por que existem empresas, comércio global e diferenças econômicas entre países.
📝 - DESENVOLVA
1- Explique, com suas palavras, uma diferença importante entre o mercantilismo e o capitalismo.
2- Atividade lúdica para sala de aula: Mercantilismo ou Capitalismo?
🧠 Como funciona:
O professor lê frases para a turma, e os alunos levantam:
✋ Mão direita se acharem que a frase representa o mercantilismo-
“O governo controla quase todo o comércio.”
-
“As empresas buscam lucro e produzem em grande escala.”
-
“O acúmulo de metais preciosos é sinal de riqueza.”
-
“Há fábricas, máquinas e trabalhadores assalariados.”
👉 Para fechar, a turma pode conversar sobre qual sistema está mais presente no mundo atual e por quê.
Fontes confiáveis e científicas:
NOVAES, Carlos Eduardo. Capitalismo para principiantes. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004.
Related Posts
Reviewed by ATLAS DE IDEIAS
on
2/05/2026
Rating: 5




.png)

Nenhum comentário:
Postar um comentário