Tecnologia do Blogger.

Ad Code

Subscribe

Socialize

Ads

ads 600

Denunciar abuso

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Ad Space

Responsive Advertisement

Quem sou eu

Labels

Beauty & Spa

5/recent/post-list

Labels

Recent Posts

3/random/post-list

Categories

Recent in Fashion

3/Fashion/post-list

VOLTAR A PAGINA INICIAL

Pages

Pages - Menu

Pages - Menu

Pages - Menu

Popular Posts

Secondary Menu

MATERIAIS

MUST READ

ORIGENS DA FILOSOFIA: O ESPANTO DIANTE DO MUNDO...


Atlas das Ideias. Filosofia, Origens da Filosofia, Ilustração Filosofia.


       Sabe qual é a diferença entre o homem dos demais seres vivos do nosso planeta? Você pode pensar em muitas coisas como roupas, naves espaciais, ar condicionado ou internet; e você está absolutamente correto, más faltou chegar à raiz da questão e dizer: o raciocínio! Sim, nós somos, pelo menos até aqui, os únicos seres do planeta que podem raciocinar, criar e inventar usando nossas mentes. Desde o início de nossa espécie, quero dizer, desde que evoluímos a centenas de anos para o Homo Sapiens, nos separamos das demais espécies pois descobrimos que podíamos fazer perguntas e dar respostas a tudo a nossa volta! Não é incrível? E a essa busca por respostas damos o nome de filosofia!

     Pode-se definir filosofia, sem trair seu sentido etimológico (origem da palavra), como uma busca da sabedoria, uma vez que o termo filosofia deriva do grego Phílos ("amigo", "amante") e Sophía ("sabedoria"). Mas por que só nós podemos buscar essa sabedoria? É uma pergunta interessante! Vamos analisar, um leão ou um Chimpanzé - para usar um parente mais próximo - usam o que chamamos de instintos. Más o que são esses instintos? Ora, são os mecanismos que permitem a sobrevivência como: fome, necessidade de procriar, matar a sede, sentir medo, saber para onde migrar e etc. Nós também sentimos isso já que somos animais, não é?

    Más o maior mistério é que o ser humano se mostrou diferente. Para nós não bastou a sobrevivência, queríamos mais. Então passamos perguntar o porquê das coisas como: de onde vem o fogo? Por que chove? Por que o clima muda? Por que morremos? etc. Ao desenvolvermos explicações para essas perguntas criamos os Mitos, tudo graças ao ESPANTO que sentimos enquanto descobrimos o mundo.

    E o que é esse tal espanto? O espanto é aquilo que você sentiu ao descobrir como os bebês nascem, ou quando descobriu que Papai Noel não existe (brincadeira, se comporte e dia 25 o velhinho sempre vem), talvez você se espantou ao descobrir que o mundo onde vive está girando em torno de uma estrela chamada Sol, ou ainda que para a geladeira ficar cheia seus pais precisavam de dinheiro. Em resumo, aquelas descobertas que sempre trazem espanto a todos os seres humanos. 


Atlas das Ideias. O espanto humano, origens do saber,  Origens da Filosofia, Ilustração Filosofia.


DO MITO A CIÊNCIA...

   E quanto aos Mitos? Imagine a vida há séculos atrás onde os homens ainda viviam em contato direto com a natureza e estavam aprendendo como o mundo funciona. Eles se espantavam com tudo! Pois tudo era novo para eles, concorda? Ao verem um trovão cair em uma arvore, ao assistir sem poder fazer nada o seu primeiro parente morrer, observar um meteoro caindo na terra ou mesmo tentar explicar o que eram a própria lua e o sol imensos ali sobre suas cabeças, ahhh isso era uma tremenda dor de cabeça para eles.

    Eles criaram então as primeiras interpretações dos trovões, da morte, da chuva e muitas outras. o ser humano criava os deuses e espíritos da natureza para acabar com essa agonia que deviam sentir. Assim podiam explicar aquilo que descobriam de uma forma que todos ficassem confortáveis, por exemplo:


“Olhe irmãos da tribo! Aquelas esferas no céu são os deuses da noite e do Dia” ou “Nossos irmãos que morrem pela tribo vão de encontro a um desses deuses”, “ a chuva é uma benção dos espíritos para nossa tribo” ou ainda “ O trovão ´mostra que o deus está zangado, etc, etc.”

 



    E assim diferentes Mitos foram sendo criados por todo o mundo. E o mundo seguiu, por milhares de anos explicamos os fenômenos da natureza e tudo a nossa volta com mitos e deuses que se multiplicavam para nos dar explicações ao então inexplicável: deus da chuva, da seca, da guerra, da morte, e por aí seguem milhões deles. Mas surgem aos poucos humanos que ainda estavam insatisfeitos com as respostas dadas pelos Mitos, eles queriam ir mais a fundo e descobrir de fato o porquê das coisas que os cercavam, esses foram os primeiros Filósofos.

📝 - DESENVOLVA


01-Segundo o texto, animais como o leão agem pelo instinto (fome, medo, sede). Já os seres humanos fazem algo diferente que nos permitiu criar naves espaciais e a internet. O que é esse "algo diferente" que só os humanos conseguem fazer?


02-Por que os primeiros filósofos decidiram parar de acreditar apenas nos Mitos (histórias de deuses) para explicar o mundo?






Fontes Confiáveis e científicas:


História da Filosofia em um Único Volume COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia: História e Grandes Temas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário