BRIGADEIRO: O DOCINHO QUE VEIO DE UMA ELEIÇÃO.
Você sabia que o brigadeiro, aquele docinho tão querido nas festas de aniversário, tem uma origem ligada à política e até à guerra?
Ninguém sabe ao certo quando o brigadeiro surgiu. Alguns dizem que foi criado entre 1890, com a chegada do leite condensado ao Brasil, e 1945, quando o doce ganhou o nome atual. No Rio Grande do Sul, por exemplo, ele era chamado apenas de “negrinho”.
O nome "brigadeiro" tem uma origem antiga. Na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), "brigadeiro" era o nome de um posto militar criado na Suécia. Com o tempo, esse título foi adotado por vários exércitos, inclusive o brasileiro, onde só voltou a ser usado na década de 1940 com a criação da Força Aérea Brasileira.
Mas por que um doce recebeu esse nome?
Tudo começou com Eduardo Gomes, um militar da Aeronáutica que se candidatou à presidência do Brasil em 1945. As donas de casa da elite, que apoiavam sua campanha, preparavam e vendiam o docinho em eventos políticos para arrecadar fundos. A ideia era simples e direta: “Vote no Brigadeiro, ele é bonito e é solteiro!”. O doce foi um sucesso e ficou conhecido como “doce do brigadeiro”, depois apenas “brigadeiro”.
Mesmo com o sucesso do doce, Eduardo Gomes perdeu a eleição para o general Eurico Gaspar Dutra. Mas o brigadeiro, o doce, conquistou o Brasil e nunca mais saiu das nossas festas.
Fontes confiáveis e científicas:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2022.PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2021.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2021.
Related Posts

REDES SOCIAIS
blog tags
COMPRE AGORA
ATIVIDADES BNCC
Materiais pedagógicos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular para potencializar o aprendizado dos seus alunos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário