DE ONDE VEM O NOME HOT DOG OU CACHORRO QUENTE?
Embutidos de carne de porco ou vaca existem faz tempo. Há referência da comida na Odisseia, de Homero, no século 9 a.C. Mas quem inventou que uma salsicha no meio de um pão se parece com um cachorro? O termo é atribuído ao cartunista americano Tad Dorgan (1877-1929), que desenhava personagens alemães na forma de cães da raça dachshund (aqui conhecidos por... salsichas) no começo do século 20, nos Estados Unidos.
Era uma piada. E de mau gosto. Ele queria mostrar que os sanduíches vendidos em Coney Island, onde a moda começou nos EUA, eram feitos de carne de cachorro. Uma versão mais suave mostra Dorgan de olho nos vendedores que ofereciam red hot, uma alusão à cor da salsicha dachshund. Sem saber como escrever o nome do cachorro, ele simplesmente tascou um hot dog e o nome pegou. Mas pegou mal. A Câmara de Comércio de Coney Island chegou a proibir a expressão cachorro-quente em 1913.
A história do sanduíche de pão, salsicha, ketchup, mostarda e o que mais estiver à mão remonta a Frankfurt, na Alemanha, onde surgiu a salsicha clássica do cachorro-quente no fim do século 17, obra do açougueiro Johann Georghehner. Na época, a salsicha já era conhecida como dachshund, ou cachorrinho, de acordo com os alemães.
Outra versão volta ainda mais no tempo: Frankfurt ainda é o cenário, mas a salsicha teria sido desenvolvida em 1487, cinco anos antes de Colombo chegar à América. Outro nome germânico para o embutido é wiener, por causa da salsicha do tipo viena. O que se sabe mesmo é que o cachorro-quente, ou pelo menos a salsicha, foi levado aos EUA por imigrantes alemães no fim do século 19 – ainda que, para os americanos, a associação do sanduíche com o beisebol tenha tornado o hot dog sinônimo de patriotismo no país.
Related Posts

REDES SOCIAIS
blog tags
COMPRE AGORA
ATIVIDADES BNCC
Materiais pedagógicos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular para potencializar o aprendizado dos seus alunos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário