O QUINTO SABOR
Prove um pouquinho de banana. Hum, doce! Agora, no arroz com feijão do dia a dia, o gosto predominante é salgado, certo? Em um jiló, é amargo e, em um limão, azedo. Esses quatro gostos você deve conhecer bem. Mas existe um quinto [gosto], bem menos conhecido: o UMAMI, já ouviu falar?
Ele foi descoberto há cerca de cem anos pelo químico japonês Kikunae Ikeda, que fazia estudos em algas marinhas – muito utilizadas por japoneses em pratos como o sushi. Dessas algas, Ikeda extraiu um caldo onde achou um componente chamado glutamato.
O cientista reparou que o glutamato não era nem doce, nem salgado, nem amargo e muito menos azedo. Então, o que era? Ikeda apresentava ao mundo um novo [gosto], o umami! A partir dessa pesquisa pioneira, outras substâncias umamis foram encontradas ao redor do mundo. “O umami é um intensificador de outros gostos”, explica o engenheiro agrônomo Danilo Rodrigues, do Instituto Federal Catarinense. “Quando um alimento tem propriedades umamis, seu gosto doce fica mais doce, o salgado mais salgado e assim por diante”. [...]
Apesar disso, os cientistas ainda dividem opiniões sobre o uso do glutamato adicionado artificialmente na alimentação. Embora nenhuma pesquisa comprove que ele pode afetar nossa saúde, muitos pesquisadores ainda estudam sua possível relação com problemas como a obesidade. Na dúvida, é melhor não abusar. Prefira ter à mesa uma alimentação balanceada, com muitos produtos naturais!
Fontes confiáveis e científicas:
CARVALHO, Isabelle. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em:O quinto sabor | CHC
Related Posts
Reviewed by ATLAS DE IDEIAS
on
12/09/2025
Rating: 5





Nenhum comentário:
Postar um comentário