ATLAS DAS IDEIAS
Tecnologia do Blogger.

Publicidade

RESPONSIVE ADS HERE

Ad Code

Subscribe

Socialize

Ads

ads 600

Publicidade

About

Denunciar abuso

Subscribe Us

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Like Us

Subscribe Us

Flickr

Ad Space

Responsive Advertisement

Publicidade

Quem sou eu

Labels

About Me

About Me
Hi, I am Sabnum Sucree. Professional Blogger and writer. I like to share my knowledge and experience. Thanks for visiting my site.

Mobile Logo Settings

Mobile Logo Settings
image

Mobile Logo Settings

Mobile Logo Settings
image

Mobile Logo Settings

Mobile Logo Settings
image

About Me

About Me
Hi, I am Sabnum Sucree. Professional Blogger and writer. I like to share my knowledge and experience. Thanks for visiting my site.

Mobile Logo Settings

Mobile Logo Settings
image

Beauty & Spa

5/recent/post-list

Labels

Mobile Logo Settings

Mobile Logo Settings
image

Subscribe Us

Recent Posts

3/random/post-list

Categories

Recent in Fashion

3/Fashion/post-list

VOLTAR A PAGINA INICIAL

Pages

Pages - Menu

Pages - Menu

Pages - Menu

Popular Posts

Secondary Menu

MATERIAIS

MUST READ

EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA

   

   Pensar sobre o futuro da educação e da formação profissional no mundo digital exige, antes de tudo, entender como a nossa relação com o conhecimento está mudando. A primeira coisa que salta aos olhos é a velocidade com que o conhecimento surge e se transforma. Hoje, o que a gente aprende no começo da carreira pode estar ultrapassado quando chegarmos ao final dela — algo que nunca aconteceu antes na história da humanidade.

   A segunda mudança, ligada à primeira, é o jeito como o trabalho está se transformando. Cada vez mais, trabalhar significa aprender, ensinar e criar novos conhecimentos. Ou seja, o conhecimento virou parte central da vida profissional.

Além disso, o ciberespaço trouxe ferramentas digitais que ampliam nossas capacidades mentais. Elas ajudam a guardar informações (como bancos de dados e arquivos digitais), a imaginar (com simulações), a perceber o mundo (com sensores e realidade virtual) e até a pensar (com inteligência artificial e modelos complexos).

    Essas tecnologias mudaram completamente a forma como acessamos a informação. Agora navegamos por hiperlinks, usa buscadores, explora mapas interativos e aprende de maneiras que não vêm só da lógica ou da experiência, mas também de simulações e experimentações virtuais. E o mais interessante: como esses conhecimentos estão disponíveis em redes digitais, eles podem ser compartilhados por muitas pessoas ao mesmo tempo. Isso aumenta o poder da inteligência coletiva — o conhecimento construído por grupos, de forma colaborativa.

  Diante disso tudo, a educação precisa mudar. O que devemos aprender não pode mais ser totalmente planejado de antemão. Cada pessoa tem um caminho único de aprendizado e desenvolvimento, que não dá mais para encaixar em programas fixos e iguais para todo mundo. É preciso criar novos modelos de como pensamos e organizamos o saber.

  A internet, especialmente a web, não é algo parado. Ela cresce, muda e se transforma o tempo todo. É como um rio em constante movimento, cheio de fontes e caminhos diferentes, representando o verdadeiro dilúvio de informações que vivemos hoje. Como disse Roy Ascott, esse é o “segundo dilúvio” — mas, desta vez, sem recuo das águas.

   Por isso, precisamos aprender a viver com essa abundância e esse caos. Não haverá mais uma “autoridade central” para organizar tudo e nos levar de volta ao mundo estável de antigamente. A era digital chegou para ficar — e com ela, novas formas de aprender, ensinar e viver em rede.






Nenhum comentário:

Postar um comentário