POVOS DO BRASIL - OS PORTUGUESES
O primeiro grupo europeu a chegar no Brasil foram os portugueses. Estes realizaram as viagens marítimas com vários objetivos: queriam metais preciosos, terras, expandir o cristianismo e glória nas batalhas. Motivos não faltaram para cruzar o “Mar Oceano”.
Os portugueses introduziram novos conceitos de sociedade, economia e religião, muito diferentes aos costumes indígenas. Um dos exemplos é a agricultura: ao invés de plantar para subsistência(sobrevivência) como os indígenas faziam, agora era preciso cultivar produtos em grande escala que pudessem ser vendidos no mercado europeu.
Do mesmo modo, várias frutas, legumes e verduras naturais de Portugal foram trazidas para serem plantadas em terras brasileiras e com isso passaram a ser introduzidas nas comidas daqui, como jaca, fruta-do-conde, coco, manga, couve, pepino, alface, cebola e alho, entre várias outras, além dos condimentos e ervas das índias.
Também trouxeram sua religião e a impuseram aos indígenas. Através da crença, vieram as festas, O calendário de festas populares brasileiras deve muito ao legado português. As duas festas mais difundidas no Brasil, o Carnaval e as festas juninas, só chegaram ao nosso país por conta dos portugueses. Além das festas populares, o folclore brasileiro também sofreu grande influência do folclore lusitano, incorporando uma série de criaturas e seres mágicos que faziam parte do imaginário do povo português, tais como o bicho-papão, a cuca e o lobisomem.
Dos portugueses vem a maior parte do nosso idioma (o português do Brasil) e uma nova filosofia de vida. Ao invés de vários deuses, agora, adorava-se somente uma divindade, havia um livro para seguir(a bíblia) e uma hierarquia de sacerdotes(padres). Assim a organização política, a religião cristã e o sistema capitalista onde o lucro é o que importa foram implantados em todo o Brasil como padrão de vida.
Related Posts

REDES SOCIAIS
blog tags
COMPRE AGORA
ATIVIDADES BNCC
Materiais pedagógicos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular para potencializar o aprendizado dos seus alunos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário