ATLAS DAS IDEIAS
Tecnologia do Blogger.

Publicidade

RESPONSIVE ADS HERE

Ad Code

Subscribe

Socialize

Ads

ads 600

Publicidade

About

Denunciar abuso

Subscribe Us

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Like Us

Subscribe Us

Flickr

Ad Space

Responsive Advertisement

Publicidade

Quem sou eu

Labels

About Me

About Me
Hi, I am Sabnum Sucree. Professional Blogger and writer. I like to share my knowledge and experience. Thanks for visiting my site.

Mobile Logo Settings

Mobile Logo Settings
image

Mobile Logo Settings

Mobile Logo Settings
image

Mobile Logo Settings

Mobile Logo Settings
image

About Me

About Me
Hi, I am Sabnum Sucree. Professional Blogger and writer. I like to share my knowledge and experience. Thanks for visiting my site.

Mobile Logo Settings

Mobile Logo Settings
image

Beauty & Spa

5/recent/post-list

Labels

Mobile Logo Settings

Mobile Logo Settings
image

Subscribe Us

Recent Posts

3/random/post-list

Categories

Recent in Fashion

3/Fashion/post-list

VOLTAR A PAGINA INICIAL

Pages

Pages - Menu

Pages - Menu

Pages - Menu

Popular Posts

Secondary Menu

MATERIAIS

MUST READ

O QUE É REPRODUÇÃO ASSEXUADA?

  Veja qual é a importância e como ocorre a reprodução assexuada


    A reprodução assexuada é comum em muitos seres vivos. Existem várias maneiras diferentes desse tipo de reprodução acontecer. 

  A Reprodução assexuada é o tipo de reprodução onde não existe troca de material genético, e um individuo dará origem a outro geneticamente idêntico. A mitose é um exemplo de reprodução assexuada. Os indivíduos gerados assim são chamados de clone.

  Esse tipo de reprodução é muito comum na natureza e ocorre com boa parte dos seres vivos. Um broto de uma planta que é planta em outro local é um exemplo de reprodução assexuada.

Veremos então os seus principais tipos.


Tipos de reprodução assexuada


Os principais tipos de reprodução assexuada são:

  • bipartição ou cissiparidade
  • esporulação ou divisão múltipla
  • propagação vegetativa
  • brotamento
  • gemiparidade
  • partenogênese
  • fragmentação


   O processo mais simples de reprodução assexuada entre os eucariontes unicelulares é a bipartição ou cissiparidade, quando uma única célula produz duas outras por mitose. Muitos protozoários, fungos e outros organismos reproduzem-se por divisão múltipla ou esporulação. O núcleo divide-se várias vezes e forma esporos, que são, também, formas de resistência.

  A reprodução assexuada por bipartição também ocorre nos procariontes, mas sem o processo da mitose. O DNA se autoduplica e a célula aumenta de tamanho antes de se dividir em duas.

  Quando as condições ambientais são favoráveis, certas bactérias entram em processo de bipartição a cada 20 minutos. Dessa forma, a partir de uma única bactéria original, após 12 horas haverá 13.74.38.953.472 descendentes, desde que a frequência de divisões se tenha mantido constante que exista nutriente e espaço disponíveis.

  Podemos, assim, compreender como certas infecções bacterianas conseguem tomar conta rapidamente nosso organismo se não lançarmos mão do uso e antibióticos sempre com orientação médica.

  Nos organismos multicelulares, a reprodução assexuada está sempre relacionada à mitose. No caso das plantas, ela pode ocorrer por propagação vegetativa, em que partes, principalmente do caule, podem originar, por mitose, novos organismos.

  As plantas originadas via propagação vegetativa são idênticas àquelas das quais são provenientes.

  Entre os animais, geralmente os invertebrados, um tipo de reprodução assexuada é o brotamento ou gemiparidade. Nesse caso, um novo indivíduo brota do corpo de um adulto, podendo ou não se destacar dele.

  Há animais que se reproduzem por estrobilização, que nada mais é que a a fragmentação transversal do corpo em vários outros indivíduos iguais. Eles podem formar organismos independentes ou permanecer agrupados.


 Alguns animais, em condições especiais, podem se reproduzir por regeneração. Tal processo permite que fragmentos do organismo regenerem porções perdidas, originando indivíduos completos.

  Experimentos sobre regeneração já foram realizados, por exemplo, com a planária, um pequeno verme de água doce. Uma planária cortada em vários pedaços pode originar uma nova planária de cada pedaço.



Fontes confiáveis e científicas:

  • Hickman, Cleveland P.; Roberts, Larry S.; Larson, Allan; l’Anson, Helen; Eisenhour, David J.; Integrated Principles of Zoology,Geziel Elyon; 14ª edição; 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário