Tecnologia do Blogger.

Ad Code

Subscribe

Socialize

Ads

ads 600

Denunciar abuso

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Ad Space

Responsive Advertisement

Quem sou eu

Labels

Beauty & Spa

5/recent/post-list

Labels

Recent Posts

3/random/post-list

Categories

Recent in Fashion

3/Fashion/post-list

VOLTAR A PAGINA INICIAL

Pages

Pages - Menu

Pages - Menu

Pages - Menu

Popular Posts

Secondary Menu

MATERIAIS

MUST READ

A ANTROPOFAGIA (CANIBALISMO) ENTRE OS INDIGENAS

 (EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.





  Os povos indígenas que praticavam a antropofagia (ato de comer carne humana) não o faziam por fome ou escassez de alimentos, mas por motivos rituais, simbólicos e culturais. Em algumas etnias, consumir o corpo de um ente querido era entendido como uma forma de homenagem e continuidade da vida: mães e pais, por exemplo, podiam ingerir restos mortais de seus filhos como sinal de afeto e respeito.

Entre as práticas mais conhecidas estava a antropofagia guerreira, em que o corpo de inimigos aprisionados era consumido em cerimônias coletivas. Esse ritual seguia um processo elaborado: o prisioneiro, antes da execução, podia viver durante meses com a comunidade que o capturara, recebendo alimento, cuidados e, em alguns casos, até se casando com mulheres da aldeia.

No dia da cerimônia, outras aldeias eram convidadas para testemunhar a execução e a festa ritual. O ato de matar e devorar o prisioneiro tinha um significado profundo: era uma forma de vingança simbólica pelos parentes mortos em conflitos anteriores e, ao mesmo tempo, um modo de absorver as qualidades do guerreiro. Acreditava-se que, ao comer sua carne, os participantes herdavam sua força, coragem e bravura, perpetuando a memória do inimigo derrotado e fortalecendo o grupo.

Cenas de antropofagia no Brasil, Theodor de Bry. Gravura colorizada, 1596.






⬇️📁





Fontes confiáveis e científicas:


MONTEIRO, John Manuel. Negros da Terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário