LA BELLE EPOQUE
Como podemos resumir os eventos significativos do século XX(20)? Houve muitas tentativas de descrever esse século: “o século da guerra”; “o século da ideologia”; “o século da ciência”; “o século que inventou a TV e a propaganda política gratuita”.
Porém todas essas frases deixam de oferecer uma imagem completa do que foi, em termos bastante reais, o século dos nossos pais. O século XX(20) teve de tudo: guerras mundiais, grandes depressões, ditadores maníacos, bombas nucleares, biquínis, revoluções populares, terroristas suicidas, shows de Rock, Ditaduras militares para evitar ditaduras comunistas e Filmes do Rambo.
Era realmente apenas uma coisa depois da outra, e muitas pessoas começaram a se perguntar se algum dia chegariam ao fim de tudo aquilo ou se alguma civilização alienígena iria parar de sequestrar vacas e nos ajudar fazendo alguma coisa que preste. Mas vamos começar surpreendentemente do começo, com a primeira metade desse século tão importante, uma época de constantes realizações gloriosas da raça humana, particularmente em cometer assassinatos em massa e insistir que guerras enormes e caras iam ajudar a criar um mundo melhor de alguma forma.
No final do século XIX(19) e início do século XX(20), os Estados Unidos e diversos países da Europa viveram um período de grandes avanços tecnológicos. Invenções como a bicicleta, o metrô, o bonde elétrico, o automóvel, o avião, o telégrafo, o rádio e o trator foram criadas nesse período.
Elas faziam parte da Segunda Revolução Industrial, etapa caracterizada pelo uso de novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade, e por inovações no maquinário. Por trás do investimento em melhorias técnicas e em novos processos de fabricação de mercadorias, havia um objetivo: ampliar a produtividade e, consequentemente, os lucros.
Naquele período, o mercado consumidor se expandia, e a industrialização atingiu diversos países da Europa, bem como os Estados Unidos e o Japão. Uma das principais mudanças trazidas pela Segunda Revolução Industrial foi a automatização do trabalho, que ampliou a escala de produção a números inéditos. Isso levou os industriais a buscar novas formas de organizar a produção e o escoamento de mercadorias. O fordismo, sistema idealizado e implementado pelo empresário estadunidense Henry Ford (1853-1947), dono de uma das mais importantes indústrias de automóveis do século XX(20), se insere nesse contexto.
Related Posts
Reviewed by ATLAS DE IDEIAS
on
4/15/2025
Rating: 5




.png)


Nenhum comentário:
Postar um comentário