AS IDEIAS ILUMINISTAS
Intelectuais e filósofos burgueses começam a questionar por toda Europa estes fatos e pensar numa alternativa para construir uma nova de sociedade. Eles diziam trazer a luz da razão para o mundo, assim o século XVII(17), no qual eles viveram passou a ser conhecido como século das luzes.
As ideias desses pensadores burgueses era rejeitar a herança medieval! Aliás, você sabia que foram os iluministas que chamaram o período medieval de “idade das trevas”? Eles diziam que nada de bom havia acontecido na Idade Média. Continuando, as ideias iluministas foram se espalhando principalmente entre a burguesia que como já vimos apesar de terem a maior parte do poder econômico não possuíam o poder político e ficavam para escanteio nas decisões importantes dos países. Más que mudanças esse pessoal queria afinal? Eu já ia chegar lá.
Os pensadores iluministas escreviam contra o absolutismo e dos privilégios da nobreza e da igreja, essa era obvia né?! Más eles também queriam o fim das determinações mercantilistas, onde o estado dizia como você tinha que tocar o seu negócio. Por fim eles criticavam principalmente os dogmas religiosos que a igreja obrigava as pessoas a seguir. Perceba então que os pensadores iluministas exaltavam a razão e o livre pensar de cada um em vez da fé cega e da religião corrupta que havia na Europa.
Os iluminista também se destacavam na defesa do conhecimento racional para entender o mundo e o fim dos preconceitos e ideologias religiosas, acreditavam que o fanatismo e superstição seria superada pela ideia de progresso científico a ciência. Lembram de Galileu? Pois é, a terra não fica plana e os planetas somes só porque a igreja ou sua fé querem isso. Assim, segundo os Iluministas os fenômenos naturais deveriam ser explicados pela ciência e somente pela ciência.
Related Posts
Reviewed by ATLAS DE IDEIAS
on
5/08/2025
Rating: 5
REDES SOCIAIS
blog tags
COMPRE AGORA
ATIVIDADES BNCC
Materiais pedagógicos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular para potencializar o aprendizado dos seus alunos!






Nenhum comentário:
Postar um comentário