Tecnologia do Blogger.

Ad Code

Subscribe

Socialize

Ads

ads 600

Denunciar abuso

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Ad Space

Responsive Advertisement

Quem sou eu

Labels

Beauty & Spa

5/recent/post-list

Labels

Recent Posts

3/random/post-list

Categories

Recent in Fashion

3/Fashion/post-list

VOLTAR A PAGINA INICIAL

Pages

Pages - Menu

Pages - Menu

Pages - Menu

Popular Posts

Secondary Menu

MATERIAIS

MUST READ

UM MUNDO MEDIEVAL: A FRANÇA ABSOLUTISTA

(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.



   Os Nobres eram muito ricos e levavam uma vida de luxo, em grande parte vinda das pensões pagas pelo rei. Entre eles havia a nobreza da espada, que por lutar no exército do rei não pagavam impostos. Os nobres de toga tinham muito dinheiro ganho com terras e comercio e compravam seus títulos de nobreza. Os nobres tinham todos os privilégios e tratavam o povo como servos. Resultado: A nobreza era para o povo, um inimigo a ser vencido!

   Havia também o alto Clero, eram homens riquíssimos, que faziam parte da liderança da igreja Católica! Eram Cardeais e Bispos e quase sempre filhos de nobres! Injusto não? Mais uma vez o povo não participava. Sobrava aos filhos de camponeses ser padres ou monges (todos pobres claro). A igreja na França era dona de 1/10 das terras do país e recebia um imposto só dela: o dízimo! Esse dinheiro ia para os ricos da igreja é claro!

Sátira dos três estados de 1789; o Terceiro Estado trabalhador
 carrega a nobreza e o clero preguiçosos. 


                                                        ENQUANTO ISSO O POVO SÓ SE F...

   Quem não era nobre ou da igreja fazia parte do chamado "Terceiro Estado", isto é, os 96% restantes da população! Essa massa era composta de pessoas pobres, pequenos comerciantes, trabalhadores urbanos e da Burguesia(ricos mais sem privilégios). Muitos desses burgueses insatisfeitos em bancar as mordomias dos nobres e do rei sem ter nada em troca acabaram por ler os livros dos famosos Iluministas como Rousseau ou Voltaire. O povo, ricos e pobres pagavam altos impostos para sustentar os outros dois estados: Nobreza e Clero. É claro que uma hora isso ia acabar mal.

    E foi em 1789 que parte do povo em Paris decide se organizar e exigir o fim dos impostos como o dízimo e impostos pagos aos senhores nobres! Queriam impostos iguais para todos! Para isso exigiram que o rei Luiz XVI (16) convocasse uma assembleia onde os 3 estados se reuniam toda vez que algo importante precisava ser decidido! O rei até aceitou más a coisa não ia ser fácil...


📝 - DESENVOLVA




⬇️📁





Fontes Confiáveis e científicas:


LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Petrópolis: Vozes, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário