OS POVOS MAIAS
Os Maias foram uma civilização que viveu nas florestas tropicais onde hoje ficam Guatemala, Honduras e a Península de Yucatán, no sul do México. Eles eram um grupo diverso de povos nativos da América Central e do sul do México. O nome "maia" é usado para reunir diferentes povos que compartilhavam tradições culturais e linguísticas, mas cada grupo tinha suas próprias tradições, cultura e história.
Hoje, acredita-se que cerca de 6 milhões de descendentes dos maias ainda vivam na mesma região. Alguns estão bem integrados nas culturas modernas dos países onde moram, enquanto outros mantêm um estilo de vida mais tradicional, falando línguas maias como primeiro idioma. As maiores populações estão nos estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo e Chiapas, além de países como Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador.
Os maias nunca formaram um único império unificado. Suas cidades eram independentes e funcionavam como centros políticos e religiosos. Cada cidade era governada por um estado teocrático, onde o líder era visto como representante dos deuses na Terra. Nessas cidades viviam os nobres, sacerdotes, chefes militares e administradores. Já os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos formavam a base da sociedade e precisavam pagar altos impostos.
A economia maia era baseada principalmente na agricultura, com o cultivo de milho, feijão e tubérculos. Eles tinham técnicas avançadas de irrigação para a época e também faziam comércio com outros povos. Além disso, construíram pirâmides, templos e palácios impressionantes. O artesanato era muito valorizado, com destaque para a produção de tecidos e o uso de tintas coloridas.
A religião dos maias era politeísta, ou seja, eles acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Criaram um calendário muito preciso com 365 dias no ano. Também desenvolveram uma escrita feita de símbolos e desenhos chamada hieróglifos, que usavam para registrar acontecimentos importantes como guerras, colheitas e impostos.
![]() |
CALENDÁRIO MAIA. Os Maias contavam seu templo em ciclos com inicio e fim. |
Os Maias também eram mestres em números, eles calculavam com números que podiam passar de um Bilhão. O fato que mostra o avanço dos Maias na matemática é que eles conheciam o número zero. Eu sei o que você está pensando: “Ah, grande coisa, o zero não vale nada”. Bem, o zero em si não soma nada mesmo. Más o zero avança muito a compreensão da matemática, por exemplo fica mais fácil representar dezenas e centenas (10 e 100) com o zero, não acha? E os Maias já usavam o número zero mil anos antes dos árabes começarem a usá-lo e depois ensinarem aos Europeus.
Fontes Confiáveis e científicas:
Related Posts

REDES SOCIAIS
blog tags
COMPRE AGORA
ATIVIDADES BNCC
Materiais pedagógicos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular para potencializar o aprendizado dos seus alunos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário