BURACOS NEGROS: O GRANDE MISTÉRIO DO ESPAÇO
Ver, ninguém nunca viu, mas os cientistas têm quase certeza de que existem mesmo buracos negros no espaço. Os astrônomos acreditam que a maioria deles surge de restos de estrelas gigantescas.
Essas estrelas nascem, vivem bilhões de anos e morrem. Elas são bem maiores que o Sol e passam por grandes explosões quando chegam ao final de sua vida.
Então, uma parte delas se espalha pelo espaço. Outra parte desaba sobre a própria estrela. Daí, quase tudo que havia na superfície da estrela é sugado para seu centro, até a luz que ela emitia.
Depois, uma quantidade incrível de material fica concentrada num espaço bem pequeno, que é o chamado buraco negro. Apesar do nome, não é bem um buraco. É como se fosse uma bola de futebol no espaço, onde você colocasse roupas de toda a família, brinquedos e tudo o que tem em casa.
Todo o material reunido no buraco negro tem um grande poder de atração, chamado de força gravitacional. Ele suga tudo que está ao redor, como um ímã. Nem a luz produzida no interior da estrela consegue escapar.
Como até a luz é sugada, é impossível ver um buraco negro. Com telescópios poderosos, os cientistas conseguem perceber o movimento de gases e sinais de raios X em algumas regiões, que podem ser resultado da ação de buracos negros.
Sempre de olho no espaço, eles continuam tentando descobrir mais sobre esse mistério.
CAMPOS, Flávio de Souza. Ciências: Planeta Terra. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2019.
Related Posts
Reviewed by ATLAS DE IDEIAS
on
10/01/2025
Rating: 5
REDES SOCIAIS
blog tags
COMPRE AGORA
ATIVIDADES BNCC
Materiais pedagógicos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular para potencializar o aprendizado dos seus alunos!






Nenhum comentário:
Postar um comentário