GRANDES FILÓSOFOS: SÓCRATES
Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por parar as pessoas e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de algum assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava a pessoa em situação delicada, o levando a reconhecer sua própria ignorância.
Sócrates falava dia e noite sem parar, fazendo perguntas a quem quer que cruzasse o seu caminho. A sede insaciável de diálogo ficou conhecida como método socrático, ou dialética. Passava os dias formulando questões e perguntando insistentemente, sem desenvolver uma teoria sequer. Dos diálogos, tentava estimular pensamentos sobre o que é o bem, o justo, o bom e o belo. A vida e a moral eram as grandes preocupações do pai da filosofia ocidental. Ele definiu o que acreditava ser uma vida virtuosa, onde a paz de espírito era atingida fazendo o certo, o que não era a mesma coisa que seguir o código moral da época. Fazer a coisa certa era uma questão de consciência – Sócrates acreditava que ninguém deseja fazer o mal.
Esse princípio levaria à famosa máxima “Conhece-te a ti mesmo”, inspirada na inscrição do Oráculo de Delfos, centro de consulta aos deuses gregos. Certa vez, perguntou:
– Ser enganador é ser errado?
– É claro que sim”, respondeu o amigo.
– Mas e se um amigo estivesse muito triste e quisesse se matar e você roubasse a faca dele? Então seria um ato errado?”
– Sim, ouviu como resposta.
– Mas seria correto em vez de errado, já que seria uma coisa boa e não ruim salvar a vida dele tirando sua faca”.
A essa altura, enquanto os neurônios do cidadão se debatiam, Sócrates dava-se por satisfeito.
Como sua atuação critica era incomoda para muitos na época Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religioso. Encorajado a fugir por seus alunos e colegas disse: que não fugiria e antes de beber o veneno dado pelo carrasco disse: “É Chegado o tempo de partirmos. Eu para a morte, vós para a vida. Qual dos destinos é o melhor, a não ser os Deuses, ninguém o sabe.
Fontes confiáveis e científicas:
História da Filosofia em um Único Volume COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia: História e Grandes Temas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016
Related Posts
Reviewed by ATLAS DE IDEIAS
on
10/07/2025
Rating: 5
REDES SOCIAIS
blog tags
COMPRE AGORA
ATIVIDADES BNCC
Materiais pedagógicos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular para potencializar o aprendizado dos seus alunos!






Nenhum comentário:
Postar um comentário