Tecnologia do Blogger.

Ad Code

Subscribe

Socialize

Ads

ads 600

Denunciar abuso

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Ad Space

Responsive Advertisement

Quem sou eu

Labels

Beauty & Spa

5/recent/post-list

Labels

Recent Posts

3/random/post-list

Categories

Recent in Fashion

3/Fashion/post-list

VOLTAR A PAGINA INICIAL

Pages

Pages - Menu

Pages - Menu

Pages - Menu

Popular Posts

Secondary Menu

MATERIAIS

MUST READ

TURMA DA PESADA: OS GIGANTES DA ERA DO GELO!



   Já imaginou viver em um mundo cheio de animais gigantes?  Pois é! Durante a Era do Gelo, o continente americano era habitado por criaturas enormes — verdadeiros “chefões” da natureza!

Entre cerca de 180 mil e 11 mil anos atrás, o planeta era mais frio ❄️ e a vegetação era formada por gramíneas e pequenas árvores, perfeitas para alimentar esses grandões. Eles ficaram conhecidos como megafauna (mega = grande, fauna = animais). E olha… eles eram GIGANTES mesmo!

Se liga nessa turma 👇


 Macrauchenia

  Um bicho bem curioso! Parecia uma mistura de cavalo com camelo… e ainda tinha uma mini tromba tipo elefante! 
Pesava cerca de 500 kg e media mais ou menos 1,5 metro de altura. Era herbívoro, ou seja, só comia plantas 🌱.



Toxodonte

Esse aqui parecia um “hipopótamo estranho” . Vivia perto de rios e lagos e podia chegar a 2 metros de altura. Seus dentes grandes davam um visual meio assustador!


Tigre-dente-de-sabre

O terror da época!  Tinha dentes enormes saindo da boca e era um caçador poderoso. Apesar disso, não era muito rápido, então atacava de surpresa.


E por que esses gigantes desapareceram?

Os cientistas ainda estudam isso, mas algumas pistas já existem:

🌡️ O clima da Terra mudou e ficou mais quente
🏹 Os humanos começaram a caçar esses animais
🐣 Eles demoravam muito para se reproduzir


   Resultado? Não conseguiram sobreviver às mudanças. Hoje, esses animais não existem mais… mas seus fósseis ajudam os cientistas a entender como era a vida no passado! Imagina encontrar um desses pela frente? Melhor não, né? 







📝🔍 DESENVOLVA


01- Explique o que foi a megafauna e descreva as características dos animais que faziam parte desse grupo.

02 - Compare dois animais citados no texto, destacando suas semelhanças e diferenças em relação ao tamanho, alimentação ou modo de vida.

03 - Analise os principais fatores que podem ter contribuído para a extinção dos grandes animais da Era do Gelo.

04 - Reflita sobre a importância dos fósseis para o estudo desses animais e para o conhecimento da história da Terra.






Fontes confiáveis e científicas:



PIVETTA, Marcos; NEVES, Walter Alves. O povo de Luzia: em busca dos primeiros americanos. São Paulo: Globo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário